segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Resenha “O Colecionador de Lágrimas: Holocausto Nunca Mais”

Devo confessar que fiquei doido para ler esse livro, mesmo desde alguns meses antes do lançamento. Sou fã de Augusto Cury e tenho vários (vários mesmo!) livros dele.  Então, comprei o livro “O Colecionador de lágrimas” pela internet – demorou um pouco para chegar à minha casa.
Comecei a leitura, e tive a primeira surpresa: o autor ia falar sobre os dramas que as pessoas viviam durante o reinado autoritário de Hitler. Pronto! Fiquei feliz! Eu sou formado em História e conheço bem o período da Primeira e Segunda Guerra Mundial. Sabia aquilo como a palma de minha mão. E também conhecia a vida de Adolf Hitler. Augusto Cury se preocupou em fazer referências bibliográficas e assim mostrou que pesquisou vários livros de História.
Esse foi um livro, como ele mesmo diz, histórico-psiquiátrico. Ele vai, além de abordar fatos relacionados à Alemanha de Hitler, tentar compreender a mente desse ditador e o porquê o povo alemão “cedeu” a loucura dele.
 O livro começa apresentando Julio Verne, um professor de história de uma universidade. Ele é muito inteligente. Mora na Inglaterra com a sua esposa Katherine, apelidada de Kate. Paul era o maior inimigo de Júlio, pois, mesmo sendo casado com Lucy, tinha uma queda amorosa por Kate. Ele é invejoso e dizia que Júlio estava louco e que precisava ser internado.
Capa do livro "O Colecionador de Lágrimas", de Augusto Cury.
A vida de Júlio Verne começa a ficar um inferno devido aos pesadelos que vem sofrendo. Ele sempre é levado para a Alemanha nazista. Vivi, nos seus sonhos, os dramas daquela época. Mas isso não é a pior coisa: vários nazistas começam a persegui-lo na realidade, ele também recebe cartas misteriosas, que tinha papel antigo, e datilografado anos antes. Os nazistas começam a aparecer e perseguir Júlio Verne, para depois desaparecer misteriosamente. Ele, é óbvio, pensa que está ficando louco.
Na faculdade, ele começa a debater os seus pesadelos em classe. Gera uma revolução, pois os alunos começam a refletir sobre o passado, e não mais se tornam repetidores de ideias (Essa concepção do autor, nós encontramos em vários livros dele!). Depois de um atentado na faculdade, os reitores, que já estavam insatisfeitos com o professor, decidem dá-lhe um tempo, um afastamento temporário. As reuniões passam a ser na casa de Kate. Mas, mesmo assim, vários atentados ocorrem.
No final do livro, eu descobri que tudo era culpa de uma máquina do tempo.  Aí mistura física quântica, que eu aprendi na escola, com história. Eu devo confessar que gosto do tema, mas que é muito, muito, muito, complicado. É mais ou menos assim: a máquina do tempo viaja na velocidade da luz, e assim, é possível modificar o passado e o futuro.  Tem ai a teoria da relatividade…
Júlio descobre que os nazistas, que tentaram matá-lo no presente, existem porque o Júlio Verne do futuro já tinha entrado na máquina e voltado para o passado. Então, ele começou a mandar cartas e “liberar” os nazistas para o Júlio do presente. Deu para entender?
O plano dos cientistas é o seguinte: o professor deve entrar na máquina do tempo e tentar matar Hitler. Ele não gosta muito da ideia, pois deveria matar o Hitler criança. Depois de dar de ombros, ele resolve acabar com os principais pontos do nazismo – um fato importante (uma base) que podia desestruturar todo o governo nazista.
Júlio entra na máquina, mesmo sabendo de que nunca mais poderia voltar. O romance termina aí, pois é o primeiro volume. Acho que o segundo vai se passar na Alemanha da primeira metade do século XX. Espero por isso…
Enfim, o livro é muito bom. Eu fiquei viciado em ler. Augusto Cury sabe aguçar o leitor até o final do livro. É o autor brasileiro que eu mais gosto – pena que eu não tenho um livro autografado!

E você, qual livro tem?

64 comentários:

  1. Estou com um livro dele para começar a ler, e ainda não conheço bem o autor, recebi bastante comentários negativos sobre ele mas alguns positivos também! Parabéns pela resenha ;)


    Xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois Thais,leia, eu amei,na verdade amo os livros dele,e o colecionador de lágrima foi o livro que mais gostei de todos os livros,de todos os autores que li,espero que você também goste.

      Excluir
    2. É muito bom este livro,o colecionador de lágrima ,assim como o futuro da humanidade é um livro que todo ser humano deveria ler,não por ser auto-aujda ,na realidade o foco é divessificado,antropologia,pscicologia e outros..Parabéns Augisto Cury.Já li vários dos seus livros mno entanto esses dois foram os que marcaram e ficaram na minha mente.

      Excluir
    3. Olha o audio MP3
      do livro é so baixar

      http://www.4shared.com/rar/jE5TZG2p/O_Colecionador_de_Lgrimas_Audi.html

      Excluir
    4. Amo a escritura desse autor.Todos os livros lidos por mim,mexem em minha mente e em meu território emocional; principalmente: O vendedor de sonhos e o futuro da humanidade.Já li outros,mas esses são mais q perfeitos.Agora irei iniciar minha leitura do Colecionador de lagrimas.

      Excluir
  2. Não gosto muito do Augusto Cury, sei que ele escreve muito bem, mas deve ser meu preconceito com autoajuda, aí como ele é marcado como autoajuda acabo não lendo nunca! Mas esse livro parece ser muito bom =)

    Lar da Escriturária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que preconceito bobo. Se conhece se os livros do Cury, saberia que ele não gosta que seus livros sejam taxados como de auto ajuda. Quem lê Augusto Cury busca desenvolvimento pessoal, algo que não interessa muita gente, que adoram viver uma fantasia....

      Excluir
    2. parece bom, to pensando em comprar <3

      Excluir
  3. Eu nunca li algum livro do Augusto Cury, por ser de auto-ajuda, porque não me interesso pelo tema, mas tenho uns dois aqui que são da minha mãe. Gostei da sua resenha e acho que vou ler os da minha mãe. Beijos!

    Stephanie Millena
    http://leianoescuro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não conheço muito as obras de Augusto Cury e esse texto aumentou minha vontade de ler mais esse autor. FIquei bem curiosa, especialmente, por esse livro pq o aspecto q ele levanta dessa época de Hitler é algo muito interessante, afinal entender o aspecto psicológico de um homem q marcou o mundo da maneira que foi é no mínimo envolvente... GOstei muito da resenha e dessa indicação! ... :)

    ResponderExcluir
  5. Interessante, gosto muito do Augusto Cury!!

    ResponderExcluir
  6. Eitxcha! Parece ser uma escrita fenomenal. Realmente o Augusto Cury escreve super bem, vou arriscar a leitura desse livro ;)
    Parabéns pela resenha, pelo post, pelo Blog, tudo lindo \o/
    Sucesso SEMPRE, abração.

    Ewerton Lenildo - @Papeldeumlivro
    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho vários livros do Augusto Cury, mas ainda não li nenhum dos romances dele, apesar de que já me foram muito bem recomendados. Esse daí já está na minha lista, só estou esperando meu amigo terminar pra me emprestar.
    Na minha opinião você errou entregando todo o enredo na resenha, perdeu um pouco o mistério. De qualquer jeito o livro parece ser muito bom, e vou lê-lo!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Parece sem interessante.

    Apesar de eu não apreciar muito esse género, chamou-me a atenção.

    ResponderExcluir
  9. Primeiro, nao é livro e auto ajuda, pois o proprio Cury nao gosta dessa rotulçao pois ele escreve para um enriquecimento psicologico , e as pessoa nao sabem fazer essa diferenciação. Segundo, Cury é o melhor escritor brasileiro com certeza pois nos faz repensar a existencia humana e se há esperença para a HUMANIDADE tao decaida, se as pessoas lessem seus livros e aplica-se na vida diaria o mundo seria incrivelmente melhor e terceiro, leiam os livros dele, acrescentara muito no conhecimento mas pratiquem o que ali é ensinado.

    ResponderExcluir
  10. Eu estou lendo esse livro e só tenho uma coisa a dizer pra quem ainda não o leu. Não sabem o que estão perdendo.
    Como o amigo acima disse, se usarmos os ensinamentos passados por ele em nossas vidas, com certeza teremos um mundo melhor.

    Me apaixonei pelo livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, esse livro é exelente!
      Adoro ler e já havia lido outros livro do Cury e esse é um dos melhores pois envolve história.

      Recomendo!

      Excluir
  11. Concordo plenamente, Augusto Cury é um Genio, Otimo o Colecionador de Lagrimas e recomendo, O vendedor de sonhos e o semeador de ideias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns...concordo com vc. O futura da humanidade,Ditadura da beleza"revolução das mulheres". O vendedor de sonhos,colecionador de lagrimas.ja lhi todos esses são perfeitos,sem comentários.No momento estou lendo: em busca do sentido da vida,mentes brilhantes será o próximo,assim como,12 semanas para mudar sua vida,pais brilhantes professores fascinastes... Dentre outros vários que tenho,sou fã do Augusto.

      Excluir
  12. Muito bom o post, o tema realmente levado a sério. Sou escritor também e não escondo o fascínio que Cury me causa. Comprei hj esse livro e to já perto das páginas 70. Se quer saber hj passei um dilema na livraria, por que eu tava em dúvida em relação a que livro levar: O Colecionador de Lágrimas de A. C ou Manuscritos encontrados em Accra de P. C. Acabei trazendo para casa os dois para fazer os gostos da minha esposa, que também escreve.
    passa lá no blog da gente:
    umavidaabundante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. eu tenho quase todos os livros adoro os livros do AUGUSTO CURY
    Parabens pelos livros que ja escreveu todos sao maravilhoso aprendi muito lidar com as pessoas ate mesmo com meus filhos parabens AUGUSTO CURY

    ResponderExcluir
  14. Finalizei a leitura desse livro hoje. Estava há algumas semanas na estante esperando, e confesso que amei o livro, pois fala bastante de Hitler e da Segunda Guerra Mundial, (adoro livros que abordem fatos da Guerra), e também porque cursarei Psicologia, e ainda assim não deixa de ser um Romance. Ótimo livro!

    ResponderExcluir
  15. O livro é exelente, não se preocupe com o final pois vale a pena ler. É uma viagem no tempo com ma história emocionante a mente humana e os fatos policiais que ocorrem durante o livro.

    Recomendo muito esse livro, é fascinante e intricante.

    ResponderExcluir
  16. Adorei sua resenha, é realmente um livro para nos fazer pensar. Também fiz uma no meu blog: http://donnaflaviaa.blogspot.com.br/2012/08/resenha-o-colecionador-de-lagrimas.html?showComment=1348146178728

    Aguardo seu comentário lá hein, beijos!

    ResponderExcluir
  17. os livros de Augusto Cury são profundos, só pessoas que gostam de um bom livro não pelo fato de ser de auto ajuda mas sim pela realidade que s os libros deste autor transmite. Eu recomendo!

    ResponderExcluir
  18. Ao contrário do que todos dizem aqui, eu achei o livro com um certo teor de malhação. Pois ele termina o livro induzindo o leitor a ler o segundo. E sabemos que a história nunca será mudada.

    Superficial nas questões do nazismo. Fala brevemente, mas nunca se aprofunda. Característica de um best seller e fácil para pessoas que não gostam de ler, pois se vc perder um parágrafo não fará qualquer diferença.

    ResponderExcluir
  19. Incrível,um dos maiores sucessos de Augusto Cury,O Livro em que eu li se chamava O Vendedor de Sonhos e amei muito o livro dele,Mais esse vem sendo o melhor que ele já fez,Em toda sua carreira!!

    ResponderExcluir
  20. sou fã do Augusto Cury, já li vários livros do autor, acho que muita gente não lê pelo fato de ser tipicamente chamado de (auto ajuda) isso é ridículo pois as pessoas não compram livros dessa categoria por vergonha de achar que precisam de ajuda ou que estão passando por algum problema psicológico.. e quem leu sabe que isso não tem nada a ver.

    ResponderExcluir
  21. Até uma criança de 5 anos, sabe que em uma resenha não se conta como o livro acaba....ANIMAL.
    Depois vai mal no enem e não sabe porque...

    ResponderExcluir
  22. Tenho varios livros do Augusto Cury, é um melhor que o outro. Ele usa palavras que quase ninguem usa, mas que toca profundamente quase se lê com o coração. Recomendo o Vendedor de sonhos - o chamado, e o vendendor de sonhos e a revolução dos anonimos!

    Espero que a leitura dos livros do Augusto lhes façam ver as pessoas e o mundo de uma forma positiva!

    Desejo a todos um bom dia!!!

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho o livro "Manual dos jovens estressados, mas muito Inteligentes"... Apesar de eu não gostar de livros de auto-ajuda ele foi muito bom e me ajudou de certa forma a combater meus problemas atuais, passados e futuros! E quero ler muito esse livro por ele ter escrito um trecho no meu e citado ele, parece ser bom... :D

    ResponderExcluir
  24. Esse livro me escolheu, comprei ele a 3 dias e ja o li todo. Noooossa fiquei doida com ele, não queria parar de ler nem por um minuto. Preciso do volume 2.

    ResponderExcluir
  25. Eu já lí cinco livros do Augsuto Cury, inclusivo o Colecionador de Lágrimas!
    Garanto que é uma leitura exuberante e atraente. Recomendo a todos..

    Gostaria muito de saber quando será lançado o segundo volume da saga "O Colecionado de Lágrimas" "/

    ResponderExcluir
  26. É sensacional o livro e a referência ao Personagem Júlio Verne foi brilhante não tem como não apaixonar-se com esse livro. Recomendo.

    ResponderExcluir
  27. Já li o livro "O colecinador de lágrimas", " O colecionador de sonhos" e " O futuro da humanidade", todos esses escritos pelo Augusto Cury. Gostei muito da maneira que ele escreve. Faz com que o leitor tenha a noção de que está dentro da história, vivendo as emoções dos personagens. Se encontrasse com o escritor um dia, iria parabenisá-lo pelo talento que tem.

    Augusto Cury é meu escritor predileto.

    Pedro Augusto Paiva.

    ResponderExcluir
  28. Existe alguma"parte 2" do livro O Colecionador de lagrimas?? E se existir qual o nome
    Obg
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Augusto Cury escreve livros de autoajuda mesmo ?? E o colecionador de lágrimas é de autoajuda ?? :O

    ResponderExcluir
  30. Legal o spoiler da máquina do tempo

    ResponderExcluir
  31. Eu gostaria que alguém me explicasse um trecho do livro em que o personagem dá um salto no tempo na época de Hitler quando ele era bebê , e o mesmo diz que irá com o uniforme da polícia " SS ".
    Agora eu pergunto? Como pode ele ir nessa época sendo que foi o Hitler que criou essa unidade...
    Aguardo resposta...
    jeanrcbarros@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. Eu amo os livros do Augusto Cury,mas este eu não gostei esta maquina do tempo, eu achei muito ruim o começo do livro é ótimo e animador,mas achei o resto uma leitura cansativa e olha que eu adoro ler.
    Mas indico os livros: O Futuro da Humanidade, De genio e louco todo mundo tem um pouco,
    As bibliografias de cristo são 5 livros muito bons,o segredo do pai nosso, Nunca desista dos seus sonhos dentre outros.

    ResponderExcluir
  33. Augusto Cury não gosta que seus livros sejam taxados como de auto ajuda, mas as livrarias sempre coloca-os nesta prateleira.Por que as pessoas entende um livro que retrata o psicológico como auto ajuda.

    ResponderExcluir
  34. Livro Maravilhoso e sim muito complexo de entender pra quem é repetidores de informações saberá que o ideal é aguçar a mente e interpreta-lo.

    ResponderExcluir
  35. tenho a coleção quase completa dos livros de augusto cury, vale apena le-los!

    ResponderExcluir
  36. ja existe a segunda parte de "O colecionador de lagrimas"???

    ResponderExcluir
  37. Estou lendo e apreciando muito esse livro, gosto do autor (Augusto Cruy) e achei muito interessante, um autor que sempre focou na auto ajuda, escreve um lindo romance! Ano passado, tive a oportunidade de assistir uma palestra dele, e ele mencionou o livro que estava prestes a ser lançado! Gostei da sua resenha e inclusive compartilhei o link, no meu perfil do Google+! Uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  38. pedi esse eu tenho nunca desista de seus sonhos e Escola da Vida Harry Potter no Mundo Real

    ResponderExcluir
  39. Leio muito Augusto Cury, quando termino de ler um livro dele, fico com vontade de ler mais e mais, agora estou lendo o Semeador de Ideias, 3 da serie O Vendedor de Sonhos, já li os outros 2, e mais alguns, certamente O colecionador de Lagrimas é o próximo da lista.
    Boa leitura a todos!


    ResponderExcluir
  40. excelente resenha parabéns pelo blog, veja o meu blog em http://oslivrosefilmesdaminhavida.blogspot.com/2013/09/o-colecionador-de-lagrimas-holocausto.html

    adoro todos os livros de Augusto Cury

    ResponderExcluir
  41. Finalmente chega o livro 2, ja em pré-venda, chama-se: Em Busca do Sentido da Vida

    ResponderExcluir
  42. Olha o Livro em Audio MP3
    O Colecionador de Lágrimas
    Baixa e deixe um comentario
    http://www.4shared.com/rar/jE5TZG2p/O_Colecionador_de_Lgrimas_Audi.html

    ResponderExcluir
  43. estou lendo esse livro e até agora é muito bom.....recomendo

    ResponderExcluir
  44. A resenha é bem feita, um livro apaixonante, você começa a ler e se por algum motivo tem de parar fica ancioso para recomeçar, sem falar que no final do livro da uma vontade muito grande de ler o segundo, que até o momento não encontrei, e não considero de auto-ajuda, pois os livro de Cury (que li varios) incentivam para que nós tenhamos um pensamento critico e muito mais que só quem le seus livros sabe.

    ResponderExcluir
  45. olá pessoal, invejo aqueles que já leram várias obras do autor, pois estou começando agora e sem querer com este fenômeno.sempre ia dormir as 4 hrs da matina p/ tentar ler o máximo possível cheguei a achar que eu é que era boba, mas vejo que estamos muito admirados com essa maneira de trazer romance, história, física e em minha opinião sim uma "autoajuda" para sermos seres humanos melhores e principalmente aprender a olhar de forma diferente para as pessoas ao nosso redor, com muito, muito mais paciência e com menos crítica( me refiro a crítica destrutiva). quem não leu aproveite.um abraço.

    ResponderExcluir
  46. Realmente o Cury é fantástico na descrição dos fatos, mas os seus livros onde o único objetivo é autoajuda o enredo fica muito monótono e sua forma apaixonada de descrever os momentos simples torna cansativo a leitura. Por fim Cury escreve ficção eu compro. Escreve autoajuda eu corro!!!

    ResponderExcluir
  47. Confesso que assim como algumas pessoas comentaram, também tinha um certo "preconceito" em relação a ler Augusto Cury. O primeiro livro que li dele foi O Futuro da Humanidade, simplesmente me apaixonei pela história. Vi em um folder de uma livraria O Colecionador de Lágrimas, quando li de que se tratava a história pensei na hora que teria que ler esse livro. Comprei e CARAMBA me surpreendeu, uma narração super cativante, aquele tipo de livro que você fica super ansioso em saber o que vem nas próximas páginas. Agora estou esperando a continuação.

    ResponderExcluir
  48. Meu nome é Welton, sempre achei ele interessante, não apreciava os livros de auto ajuda, mas entendia que é importante essa area, e me chamava muito atenção, os livros dele. conversava e comentava sobre esse autor, psiquiatra ou psicologo, mas achei eletrisante, pensava, ou melhor, ainda penso sobre as atrocidade humanas como as duas grandes guerra, da humanidade. a primeira e a segunda guerra, e questionava sobre as pessoas serem friaz uma com as outras sejam a religiosa, ou ateia, e comparava as pessoas com aquele comportamento, confesso que estava, meio que sendo visto como louco ou um cara delirante , entre meus amigos, então estava dando uma volta numa livraria, e fiquei chocando, havia pensando sobre as atrocidade dos alemão contra os judeus e ai, foi um choque, para minha pessoa, tinha que ter esse livro e peguei ontem atraves de um amiga Vania, ela vendedora de uma revista. e comprei esse livro, e ontem a noite, eu tivi uma emoção, a mesma quando assitias os filmes sobre os nazista, e não consiguia me conter quando ficava assistindo. e então o personagem Julio Verne, era como se o autor fala de minha pessoa. um cara que cursou um curso na area do psiquismo, e cursou historia, mas no meu caso eu não cursei, quero cursar, historia e depois psicologia (ou Psiquiatria), meus amigos acho que me acham que eu sou louco, um idiota sonhador, que pensar que vai mudar alguma coisa para as pessoa. mas depois disso foi uma motivação.

    ResponderExcluir
  49. Ameei !! Anciosa para ler o volume 2 ... quando vai ser lançado gente ??

    ResponderExcluir
  50. Estou ansiosa para ler este. E pra mim, um dos melhores livros que já li foi o dele "O Futuro da Humanidade" e espero que "O Colecionador de lágrimas" possa satisfazer minhas expectativas!

    ResponderExcluir
  51. Tenho 'O futuro da humanidade', que é sensacional; 'o vendedor de sonhos 1 e 2', 'o semeador de ideias', 'o código da inteligência', 'seja líder de si mesmo' e 'de gênio e louco td mundo tem um pouco'. Ainda não li os 3 últimos, mas os demais são ótimos.
    Estou ansiosíssima para ler 'o colecionador de lágrimas' e o 'em busca do sentido da vida'.

    ResponderExcluir
  52. Ansiosa para a publicação do segundo volume, acredito que muitas pessoas devam ter chorado ao ver relatos do holocausto... É assustador a situação com que aquelas pessoas eram tratadas... #awnQueVenhaLogoPróximaPulicação

    ResponderExcluir
  53. Gostei muito dessa resenha e estou louca para ler este livro.....

    ResponderExcluir
  54. estou lendo o livro:SEJA LÍDER DE SI MESMO de Augusto Cury e é muito bom, mais quero ler O COLECIONADOR DE LÁGRIMAS, já fiz o pedido e chega no fim desse mês.

    ResponderExcluir
  55. Ja estava com vontade de ler o livro, depois da resenha só tive certeza que devo ler logo. Me apaixonei pelo autor lendo o futuro da humanidade, um livro que todo ser humano deveria ler!!

    Siga no instagram @diessicaaoliveira

    ResponderExcluir